domingo, 5 de janeiro de 2014

Ave da Semana #1 - Maguari

Nesse quadro dominical, vou colocar as aves silvestres que fotografei, por ordem de data. A primeira ave que fotografei foi esses dois Maguaris. Não quis editar a foto, para manter a originalidade. eu estava longe e não havia outro ângulo possível.

Ave:
Maguari (Ciconia maquari)
Data da foto:
20/01/2012
Lugar:
Reserva Ambiental em Guaramiranga - CE

Sobre a foto
Era uma dia frio lá na serra. Nem acreditei quando vi aquela cegonha! É a minha ave favorita! Nessa semana colocarei mais fotos daquele dia. Ela não é natural aqui do Nordeste.

Sobre a espécie
Altura: 1,4 m
Envergadura: +2m
Peso: 4,5Kg
Características: Plumagem branca; rêmiges, coberteiras superiores e cauda negras; região perioftálmica e base do bico nuas e vermelhas (o que o diferencia da Cegonha Branca).
Alimentação: captura essencialmente invertebrados aquáticos, crustáceos, anfíbios, cobras aquáticas e peixes.
Reprodução: nidifica sobre plantas aquáticas, em ilhas flutuantes e na parte mais densa de grandes brejos. As colônias são de 5 a 20 ninhos, próximos entre si por algumas dezenas de metros. Põe 4 ovos, sendo raros os locais de reprodução conhecidos para essa espécie no Pantanal.
Hábitos: Enquanto as outras cegonhas pantaneiras estão nos ambientes aquáticos com poucas plantas, o maguari habita os brejos e alagadiços de vegetação densa, o que dificulta a sua localização.
Distribuição Geográfica: Encontrada em grande parte da América do Sul, sendo comum nos estados brasileiros do Rio Grande do Sul e restrita na Amazônia e no Nordeste do Brasil.
Adaptado de Wikiaves.

Taxonomia
Reino - Animalia
Filo - Chordata
Classe - Aves
Ordem - Ciconiiformes
Família - Ciconiidae

Nenhum comentário:

Postar um comentário