quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Ave da Semana #4 - Cambacica

4 dias atrasado, mas aqui está. De longe, a ave que mais fotografei todo esse tempo. Ele é um pássaro muito interessante e peculiar e criei uma afeição especial por ele. Lembro da primeira vez que o fotografei. Passei a tarde toda o observando e fiquei com a garganta seca de tentar imitá-lo e o pescoço doendo de ficar olhando pra cima. Foi por causa dele que comprei meu primeiro bebedouro, e graças isso consegui a maioria das fotos.
Minha primeira foto dele. Que emoção!

Ele é muito rápido e fica em posições inacreditáveis para pegar o néctar!
Seu nome científico, Coereba flaveola, significa "passarinho amarelo"). É a única espécie da família Thraupidae no sistema classificativo tradicional. Nos sistemas classificativos anteriores à taxonomia de Sibley-Ahlquist, a cambacica classificava-se numa família própria, Coerebidae.
Características
Comprimento: 10,8 centímetros
Peso: 10 gramas.
Plumagem: Tem o dorso marrom, o peito e o abdome amarelos, o pescoço cinza e a cabeça listrada preta e branca, não apresentando diferenças na plumagem em relação aos machos e fêmeas.
 Das 41 subespécies, 5 estão no Brasil.
Filhote
Alimentação
Néctar, frutas e artrópodes. Para coletar alimento, em qualquer altura, agarra-se firmemente à coroa das flores e com o bico curvo e pontiagudo perfura o cálice, atingindo assim os nectários. Visita também as garrafas de água açucarada, destinadas a atrair beija-flores e comedouros de frutas para pássaros. Aprecia muito banana (seu nome inglês é "bananaquit"), mamão, jabuticaba, laranja e melancia.
 
Reprodução
Faz ninho esférico que pode ser de dois tipos, segundo sua finalidade: 
1) Construído pelo casal para reprodução, o qual é relativamente alto e bem acabado, de acesso pequeno, superior e dirigido para baixo, coberto por longo alpendre que veda a entrada, de parede grossa e compacta, feito de palhas, folhas, capins e teias de aranhas. A câmara incubatória localiza-se no centro, com a entrada às vezes protegida por palha.
2) Construído para descanso e pernoite, o qual é menor, mais achatado, de construção frouxa e com entrada larga e baixa. Põe de 2 a 3 ovos branco-amarelados, com pintas marrom-avermelhadas.
Filhote

A incubação é feita exclusivamente pela fêmea. Reproduz durante todo o ano, fazendo novos ninhos a cada postura.

Observe esse detalhe na plumagem traseira.
Comportamento
Vive solitária ou aos pares e é bastante ativa. Toma banho muitas vezes, por causa do contato com o néctar pegajoso. Seu canto é relativamente forte, simples e monótono, e emitido incansavelmente. Canta a qualquer hora do dia e em qualquer época do ano. A fêmea também canta, mas pouco e por menos tempo. Para amedrontar um rival, põe-se de pé, estica o corpo e vibra as asas. Muito briguentas, as cambacicas chegam a cair engalfinhadas no solo, onde continuam a luta.

Na busca por alimento, muitas vezes fica de cabeça para baixo em um galho, visando atingir a flor. Geralmente está no meio das folhas e movimenta-se pelo interior da copa. Entretanto, voa bem e atravessa áreas abertas entre matas ou para visitar uma árvore isolada e florida em um campo. Também visita arbustos isolados e próximos à mata. É comum em uma grande variedade de hábitats abertos e semi-abertos onde existam flores, inclusive em quintais.

Adaptado de WikiAves.
Taxonomia
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Thraupidae

Nenhum comentário:

Postar um comentário