segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Ave da Semana #7 - Suiriri

Embora seja uma ave bastante comum, não só aqui em Maracanaú, mas em todo o Brasil, não é uma das aves que mais fotografei. Bom, pelo menos, não que eu tenha conseguido muitas fotos boas. Seu nome, Suiriri (Tyrannus melancholicus), tem origem onomatompéica, ou seja, vem do seu canto.

Características
Peso: 39 gramas
Tamanho: 21,5 a 22 centímetros
Plumagem: abaixo do cinza, as penas do alto da cabeça são quase vermelhas, uma característica visível só quando eriçam o topete em suas disputas territoriais.
Canto: o canto mais emitido é uma forte risada aguda, responsável pelo nome comum.
Pode ser confundido com suiriri-de-garganta-branca (T. albogularis) e uma característica que pode facilmente distingui-lo do T. albogularis são os tons cinza “encardidos” invadindo o amarelo do peito.
Alimentação
A partir do poleiro, realiza um voo de poucos até dezenas de metros, em todas as direções, apanhando a presa no ar. Classicamente, retorna ao local de origem para consumi-la, muitas vezes batendo fortemente no galho para matar ou estonteá-la. Está em seu poleiro nas primeiras horas da manhã e muitas vezes permanece todo o dia, apesar do sol e calor. Além de insetos, alimenta-se de frutos, esses últimos muito consumidos por aves em migração. Aprecia muito os frutos do tapiá ou tanheiro.
Costuma ficar pousado em poleiros expostos, seja na parte alta da mata, seja em arbustos. Usa também fios, cercas e estruturas criadas pela ação humana. Vive solitário ou em casais, muito agressivos entre si. Vivem em grupos de até duas dezenas de suiriris e podem ser vistos empoleirando-se próximos, algumas vezes juntos à tesourinhas. Durante o dia fluxos constantes de suiriris voando na mesma direção a poucos metros das copas podem ser notados. Chama a atenção pela pequena distância entre si e a continuidade do movimento, às vezes por 30 ou 40 minutos, com 2 ou 3 aves de cada vez. 
Cantam freqüentemente do final madrugada ao início da noite, geralmente pousados em fios, antenas, mourões de cerca ou nos galhos mais altos das árvores, o que amplia seu campo de visão para a captura de insetos, defesa da prole, etc. Um fato interessante observado é que os indivíduos costumam escolher os mesmos horários e lugares para seus gorjeios, mesmo em diferentes épocas do ano.

Adaptado de WikiAves.

Taxonomia
Ordem: Passeriformes
Família: Tyrannidae

Nenhum comentário:

Postar um comentário